segunda-feira, 3 de junho de 2013

As dez virgens – Parte I
Robert Murray M'Cheyne


"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas." - Mt.25:1-4


Não há, em toda Bíblia, uma parábola que se aplique mais precisamente a esta congregação. Como as dez virgens, vocês estão divididos em duas classes. Alguns de vocês são prudentes, eu acredito; outros, ai! São tolos. Como as virgens, todos vocês professam a fé, e ainda, alguns têm o dom do Espírito Santo, e outros o querem. Mas o dia em que vocês serão separados, se aproxima rapidamente. Os verdadeiros salvos entre vocês, entrarão com Cristo, o restante será impedido de entrar pela eternidade. Hoje, posso apresentar-lhes apenas três fatos.

I. Os filhos de Deus são prudentes, os demais são loucos (vs.2).

Aqueles de vocês que são filhos de Deus, são verdadeiramente prudentes. Primeiro, não conforme o mundo. Isso é negado:

"Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes." - 1Co.1:26-27.

"Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus." - 1Co.3:19

"Naquela ocasião Jesus disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.' " - Mt.11:25

"Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança." - Sl.8:2

Não muitos de profundo conhecimento são salvos, não muitos os instruídos, não muitos os inteligentes, homens mundanos - sábios para conduzir uma barganha. Estes são frequentemente esquecidos; e Deus usa suas criancinhas, que não sabem nada do mundo, para trazer glória a Si mesmo. Porque? Para que nenhum homem se vanglorie e diga: "foi a minha inteligência que me salvou".

Segundo, os filhos de Deus são prudentes, os únicos sábios neste mundo.

1. Eles veêm as coisas como realmente são.

Vocês que são meros crentes nominais não veêm as coisas como realmente são.
a) Tempo. Vocês não veêm o tempo como ele realmente é - o limiar da eternidade. Vocês não veêm quão curto ele é - que setenta anos nada mais é que um palmo. Vocês não veêm quão rapidamente ele passa - como um navio no redemoinho, como a águia sobre a presa. Não percebem que ele não retornará, e que cada momento é precioso, que é o tempo para conversão, o único tempo; senão, vocês não o desperdiçariam fingindo piedade. Aquele que é de Cristo vê o tempo da maneira como realmente é.

b) A si próprio. Vocês não se veêm como realmente são. Vocês nunca viram o que é ser, por natureza, filhos da ira. Vocês nunca viram as terríveis montanhas de pecado amontoadas sobre suas almas. Vocês nunca viram as concupiscências que cegam a alma, o vulcão de cobiça abrasadora que está em seu próprio coração. Aquele que é de Cristo vê isso da maneira como realmente é.

c) O favor de Deus. Vocês não veêm o favor de Deus. Vocês nunca viram quão precioso ele é. Vocês reconhecem o favor do homem, e, por isso, vestem capas de cristãos; mas vocês não conhecem o valor da graça de Deus, ou vocês voariam para Cristo. Aquele que é de Cristo vê isso da maneira como realmente é.

2. O filho de Deus não descansa no conhecimento.

O Hipócrita sempre descansa em seu próprio conhecimento. Nunca se pode dizer a ele algo novo. Ele diz: Eu sei disto. Fale com ele sobre pecado, de Cristo, do julgamento porvir; ele acha que será salvo por que tem conhecimento, embora esse conhecimento nunca o tivesse levado a descansar em Cristo, a orar e abandonar seus pecados. Mas vocês que são de Cristo não se contentam com isso. Não apenas conhecem a Cristo e falam d'Ele, mas praticam o que pregam. Abandonaram os ídolos. Vocês são os únicos prudentes.

3. O filho de Deus vive para a eternidade.

O hipócrita vive pelo agora. Isso foi tudo pelo que Judas viveu; se passar por um verdadeiro discípulo apenas por um tempo, manter as aparências apenas por um tempo, satisfazer sua cobiça e ainda assim ser considerado um cristão e apóstolo. Ele tentou manter as aparências até o fim. Assim Demas quis enganar a Paulo - fazendo-o pensar que era um irmão. Ai! Quantos de vocês são loucos! Vivendo assim, para manter a aparência de cristãos mas sabendo que vivem no pecado e sabendo que serão descobertos logo. Somente os que vivem para a eternidade, os que vivem como gostariam de ter vivido quando estiverem a beira da morte, são realmente prudentes.

4. O filho de Deus é parecido com Deus.

Deus é o único sábio. Nele estão todas as fontes de sabedoria divina. Deus é luz, e n'Ele não há treva alguma. Se tornar parecido com Ele é se tornar verdadeiramente sábio. Aqueles de vocês que fugiram para Cristo, estão se tornando parecidos com Deus. Vocês têm Seu Espírito, e estão se conformando à Sua imagem [Rm.8:29]. Vocês têm a mesma vontade que Deus. Vocês se identificam com o propósito de Deus neste mundo. A alegria d'Ele é sua alegria. Os que são crentes nominais não se parecem com Deus. Não o buscam, não o desejam.


II. Os prudentes e os loucos são parecidos em muitas coisas (vs.3,4).

1. Desfrutam das mesmas ordenanças.

a) Vocês ouvem o mesmo pastor - e sentam nos mesmos lugares. Vocês vêm juntos para a casa de Deus, uns com os outros.

b) Cantam os mesmos salmos. Suas vozes se misturam e ninguém além de Deus pode distinguir a voz dos hipócritas das virgens prudentes.

c) Vocês fazem as mesmas orações e, aparentemente, são de igual modo reverentes.
d) Vocês ouvem os mesmos sermões. Algumas vezes, ambos ficarão comovidos. O sentimento de simpatia corre entre vocês e ninguém pode dizer se é como o orvalho da madrugada ou o orvalho do Espírito, simpatia natural ou devido à graça.

e) Vocês se sentam na mesma mesa do Senhor e compartilham o pão de mão em mão, passam o cálice de um para o outro. Ah! Que triste é pensar que muitos nessa congregação nada são além de virgens loucas que, pela eternidade, serão apartados.

2. Usam a mesma linguagem.

Os filhos de Deus falam a língua de Canaã; mas os crentes nominais aprendem a imitá-la e ninguém pode descobrir a diferença. Eles falam sobre a convicção do pecado, avivamento, receber a luz, buscar Cristo, encontrar Cristo, se aproximar de Cristo e encontrar paz. Ainda assim, seus corações estão longe de Deus o tempo todo, e amam mais os prazeres que Deus. Oh! Que triste é pensar que muitos dos que falam de Cristo, regeneração e do Espírito Santo, ainda vão clamar por uma gota de água para se refrescarem no lago de fogo.

3. Proferem as mesmas orações.

Uma das maiores marcas dos filhos de Deus é a oração: “eis que ele está orando”. Ama a oração. Mas até isso os crentes nominais, que estão mortos, imitam. Frequentemente, eles oram em secreto com grande comoção e afeto; frequentemente oram em público com grande fervor; e ainda assim, estão vivendo em pecado, o tempo todo, e sabem disso. Quão triste que muitos de vocês, cujas vozes foram frequentemente ouvidas em oração, serão ouvidas clamando: “Senhor, Senhor! Abra para nós!”, clamando para que montanhas e rochas os escondam da ira de Deus e do cordeiro.

4. Têm, aparentemente, o mesmo comportamento.

A mais verdadeira marca dos filhos de Deus é que eles evitam o pecado. Eles fogem das velhas companhias e dos velhos caminhos, eles andam com Deus. Até isso as virgens loucas imitam. Elas saem para encontrar seu Senhor. Fogem do pecado por um tempo, vão do trabalho para a casa de Deus apressadamente, procuram a companhia dos filhos de Deus, talvez até tentam salvar outros e se tornam muito zelosos nisso. Triste que muitos dos que agora se apegam à piedade logo se desviarão dela e se voltarão para os demônios e homens perversos.



III. Existe uma diferença: As virgens loucas não têm azeite em seus vasos.

Crentes nominais frequentemente contedem com o Espírito. Nos dias de Noé, Ele contendeu com os homens para que estes deixassem seus pecados (Gn.6:3). Assim também com Israel no deserto: “Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo” (Is.63:10). E também nos dias de Estêvão: “[...] vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.” (At.7:51). Na Bíblia, no ministério, pelas misericórdias, pelas aflições, Ele luta contra vocês. Ele luta para que vocês abandonem seus pecados e fujam para Cristo. A maioria têm, de uma ou de todas estas maneiras, sentido o esforço do Espírito. Mesmo assim,

1. Não são ensinados pelo Espírito.

Todos os salvos são ensinados pelo Espírito - “todos ensinados por Deus”. Sem isso, nenhum homem vai até Cristo pois sua alma está morta. Ele nos ensina nossa condição de perdidos – e então glorifica a Cristo.

2. O Espírito não habita neles.

O Espírito habita em todos que vão à Cristo (Jo.7:37-39).

a) Como um selo: “e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef.1:13). O coração é a cera, o Espírito Santo o selo, a imagem de Cristo a impressão. Ele amolece o coração. Mas não como os outros selos, não se perde, se mantém lá.

b) Como uma testemunha: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Rm.8:16). O espírito de adoção, clamando “Aba” no coração, é o Espírito testemunhando.

c) Como um penhor: “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” (2Co.1:22). Um pouco da plena recompensa. O Espírito Santo no coração é um pedaço do céu, o começo.

Ah, meus amigos! Não se enganem. Não me digam que ouvem esse ou aquele ministro, têm aquelas convicções, liberdade na oração. Vocês foram transformados? Obtiveram novos corações? É o início do céu? Vocês têm azeite nas vasilhas para suas lâmpadas?


18 de dezembro de 1841.



(Tradução: Rafael Abreu)

Nenhum comentário: